3 passos para sua loja vender mais através do inbound marketing

Você que possui um comércio, físico ou digital, sabe que, hoje em dia, o investimento em marketing digital é providencial para a fidelização de clientes e aquisição de novos. Com uma boa estratégia você pode facilitar e melhorar o relacionamento com o cliente, atingir com mais eficiência seu público-alvo, ampliar sua área de atuação, conseguir acompanhar seus resultados de forma extremamente precisa entre outros inúmeros benefícios que irão garantir o sucesso da sua empresa.


Para isso, fizemos esse artigo sobre 3 passos para vender mais através do inbound marketing pensando em você, comerciante, que deseja melhorar seus resultados através do marketing. Boa leitura!




O que é inbound marketing?


Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.


O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.


Depois disso, a metodologia foi crescendo e se tornando cada vez mais popular no mundo todo pela sua eficácia em gerar mais clientes, mais vendas, mais oportunidades, etc.

Bom, agora que você já sabe a definição, vamos pontuar um passo anterior muito importante antes de você começar a por em prática a metodologia de inbound marketing, o Plano de Marketing.


Plano de Marketing ou planejamento de marketing é onde através da aplicação de várias ferramentas de marketing, como Os 4P´s do marketing, Mapa de empatia, Análise SWOT, entre outras, você define seu público-alvo, entende como e onde se posicionar, entende seus concorrentes e como se destacar no mercado. Definido esses passos de uma maneira assertiva, sua empresa e você estão prontos para por em prática o inbound marketing.


Como aplicar o inbound marketing no seu empreendimento?


Passo 1) Use e abuse do marketing de conteúdo


Seu produto com certeza resolve alguma dor, então por que não criar conteúdos relevantes onde você pode educar o cliente sobre o que você vende e o tipo de dor que ele resolve ao invés de somente elaborar posts tentando vender de forma incisiva?

Crie blogs para o seu site, e-Book´s, faça lives mostrando seu produto, busque parcerias com influenciadores digitais, crie um calendário de postagens para se organizar melhor, manter uma boa frequência de conteúdos e se atentar a datas importantes para a sua loja ou para seus clientes, certifique-se de estar nas redes sociais que seu público-alvo está, faça isso tudo de forma humanizada.


Uma boa estratégia do marketing de conteúdo é também incentivar seu cliente a postar sobre seu produto, visto que a prova social é o gatilho mental mais poderoso e desse modo você estará desfrutando da mídia ganha (quando alguém fala sobre você ou sua marca).


Lembre-se de que venda é relacionamento e se você não se relaciona bem com sua audiência consequentemente você não irá gerar vendas.


Passo 2) Utilize tráfego pago


Se você deseja obter mais resultado em um curto período de tempo, o tráfego pago com certeza é a melhor opção.


As plataformas do facebook ADS e Google ADS são as principais na internet para isso. No facebook, você aparece para as pessoas através de anúncios despertando o desejo pelo seu produto. As segmentações são feitas por meio de públicos, geralmente, por interesse, por exemplo, se você vende roupas, suas segmentações de interesse certamente seriam: Moda, beleza, etc. Há outros tipos de segmentação de públicos como por exemplo: pessoas que se envolveram com sua conta comercial nos últimos X dias, pessoas que visitaram seu site nos últimos Y dias entre outros tipos variados.


No Google, o mais popular dos anúncios é o da rede de pesquisa, onde você aparece para o usuário de acordo com a intenção de busca dele. A principal segmentação nesse tipo de anúncio é através das palavras-chave, por exemplo, se você vende móveis sob medida, suas palavras-chave certamente seriam: Loja de móveis, móveis sob medida, mesas personalizadas, etc.


É importante ressaltar que, para se utilizar o tráfego pago, é necessário ter um objetivo claro do que se está anunciando (a empresa como um todo ou um produto específico) e também ter tudo muito bem planejado, seu orçamento, sua meta por trás desse anúncio, seu público e duração da sua campanha.


Por último, seja paciente, pois os resultados são mais rápidos, porém não imediatos!


Passo 3) Entenda a jornada de compra do seu cliente


É interessante entender de que forma seu cliente descobriu a existência da sua marca ou loja, e qual foi o caminho percorrido por ele até ele efetuar uma compra. Por exemplo, um cliente que foi impactado por um de seus anúncios na internet, começou a seguir a loja, visitou seu site, e um tempo depois visitou sua loja física, na intenção de comparar os preços on-line ou para comprar pela internet e retirar na loja ou vice-versa.


É importante compreender o que o cliente quer para conseguir entregar a ele a melhor experiência de compra possível com a sua loja.


Fonte: relatório ForeSee (2017)


Neste gráfico nota-se que ainda é alto o número de clientes que inicia e termina a sua compra na loja. Porém na web e no mobile o início e o fim da compra passam pelos outros canais. Mais de 25% (28% web e 27% mobile) que começa a compra nos canais virtuais finaliza na loja. Estes dados mostram a força da loja física e da interação entre os canais.


Conclusão


Bom, agora que você já sabe esse três caminhos do inbound marketing, é hora de aplicar e turbinar suas vendas!


Lembre-se de que tudo é teste, algo que parece óbvio que irá dar certo acaba não dando e aquilo que parece “bobo” pode gerar muitos resultados para o seu comércio.


Fique atento também a volatilidade do mundo digital, busque estar atualizado sobre tudo o que acontece, seja adaptável a qualquer tipo de cenário e por último sempre pense em ações que visam o benefício ao longo prazo para seu comércio.


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