A importância do Estudo de viabilidade econômica.

Quer iniciar um empreendimento, mas ainda com incertezas acerca de sua viabilidade? Deseja mensurar o custo inicial da abertura de um negócio? Estimar a rentabilidade de um novo comércio?


Perguntas complexas que pessoas que querem abrir um novo negócio se fazem e, apesar de essenciais, são difíceis de serem respondidas. Esses questionamentos são capazes de definir se uma nova empresa será rentável ou não. Levantamentos como custo inicial do projeto, análise de mercado, investimentos necessários, impostos a serem pagos, bem como outros aspectos são questões abordadas no Estudo de Viabilidade Econômica.

Dentre os benefícios que o EVE traz a empresa, estão:

· Estimativa de retorno: de acordo com as análises feitas, é possível prever o potencial de retorno do projeto. Bem como também estimar o tempo necessário para recuperar o capital inicial investido;

· Determinação de indicadores: serão estabelecidos indicadores econômicos e financeiros que possibilitarão a análise de como está a saúde da empresa no futuro.


· Projeção dos fluxos de caixa: com os dados acerca das receitas, despesas e custos obtidos, é possível estabelecer o fluxo de caixa da empresa, sendo possível estimar as entradas e saídas de receitas.

Ou seja, com o Estudo de Viabilidade Econômica, é possível estabelecer projeções com uma maior assertividade, o que possibilita estimar o retorno que o empreendimento poderá resultar.


Conhecer os riscos de um investimento antes mesmo de tê-lo feito poderá evitar custos desnecessários, bem como ter um direcionamento do que deve ser feito.


Deve-se pontuar que todo EVE é totalmente personalizado, destacando todas as particularidades do empreendimento e do gestor, trazendo uma experiência melhor para os envolvidos.


Ficou alguma dúvida? Fale com um consultor


#EVE #estudodeviabilidadeeconomica #consultoria #previsao #financeiro #economico

0 comentário