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Como adaptar o seu negócio ao momento pelo qual estamos passando?

Atualizado: 4 de mai. de 2021

O conceito de adaptabilidade nunca esteve tão palpável. Devido às mudanças causadas pela atual crise, os empreendedores se viram obrigados a encontrar novas soluções para se manterem vivos no mercado. Os empreendimentos que não tinham um processo de vendas online bem estruturado, por exemplo, foram os que mais sentiram o impacto.

Pensando nisso, elencamos as quatro principais medidas que podem facilitar a adaptação do seu negócio a essa nova realidade de mercado:


  1. Gestão de Caixa: controle e corte de possíveis gastos

Você já deve estar acostumado com a seguinte situação: vendas acontecendo, mas o dinheiro que é bom, nada de aparecer. Isso pode estar acontecendo devido a alguns equívocos gerados pela má gestão de caixa do seu empreendimento. A importância da assertividade nessa gestão se tornou ainda mais evidente com as atuais necessidades de cortes de gastos e realocação de recursos que surgiram por conta da crise.

Nesse contexto, podemos listar alguns erros comuns ao gerir o caixa de uma empresa, como aceitar condições e facilitações que desfavorecem financeiramente apenas por medo de perder a negociação, tais como parcelamentos ou descontos. Esse tipo de atitude pode comprometer o futuro do seu negócio.

Portanto, é importante estar atento a alguns detalhes como:

- Estabelecer um período de tempo em que será realizado a avaliação do seu fluxo de caixa;

- Registrar qualquer movimentação do seu caixa, por menor que seja, isso ajudará a encontrar e evitar desperdícios;

- Dentro desses registros, é importante organizar em categorias os seus gastos a fim de monitorar melhor o tipo de gasto onde indica as maiores saídas do seu caixa;

- Adote formas visuais para a identificação rápida e precisa das receitas e despesas;

- Planeje. Com a ajuda da gestão de caixa, você é capaz de realizar um planejamento que auxiliará em projeções para os próximos meses e assim, resguardar o financeiro em prol de um futuro investimento.

Porém, mesmo sendo tão positivo para o negócio, a maior parte dos empreendimentos no Brasil não dão importância para o controle assertivo da saúde financeira da empresa, e o prejuízo que isso pode causar fica ainda mais claro em meio a adversidades como pela qual estamos passando agora. Portanto, se você pretende entender melhor ainda como fazer uma gestão de caixa do seu negócio, nós preparamos um conteúdo apenas sobre isso. É só clicar aqui.


2. Consolidação ou implementação do Marketing Digital

Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma marca, empresa ou pessoa, executa na internet com o objetivo de promover a si ou seus produtos e serviços, gerar oportunidades de crescimento, aumentar vendas, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade no mercado. Você pode acessar nosso E-book gratuito sobre marketing digital e melhorar suas vendas já! Atualmente, isso ocorre por meio dos canais digitais já conhecidos, como blogs, sites, Instagram, Facebook, Whatsapp, e-mail e entre muitos outros. Nesse processo, o foco é notar os problemas e desejos dos clientes e com base neles, criar a forma mais assertiva e atrativa, de acordo com o perfil identificado, de fornecer soluções.

Tendo em vista o crescimento de internet, que é usada pela estrondosa maioria da população mundial, estar inserido nessa nova realidade é fundamental para os negócios. Esse fato foi particularmente evidenciado na crise, onde muitas pessoas que até então estavam fora dessa realidade, sentiram o peso disso, e se viram repentinamente na obrigação de se inserir nesse meio.

Começando pela divulgação, o ideal seria possuir páginas exclusivas de sua marca ou produto nos principais canais digitais, como Facebook e Instagram, uma vez que essas plataformas são gratuitas e possuem possibilidade de impulsionamento por um baixo custo, que varia de acordo com os parâmetros escolhidos. Recomendamos também, um estudo de viabilidade para a criação de um site ou loja online, pois os custos de criação e manutenção podem ser altos e não retornar a expectativa de melhora nas vendas. Esse seria um exemplo claro da importância de conhecer o perfil de seus clientes. Além disso, existem no mercado diversas plataformas reconhecidas, onde seu produto pode ser anunciado perante ao pagamento de taxas. Dessas plataformas podemos citar sites locais, Amazon, Mercado Livre, Zoom, Americanas.com, Magazine Luiza, Ifood, Uber eats, Compre Local da Stone e entre diversas outras.

Com base na importância do Marketing Digital em qualquer tipo de negócio, preparamos um conteúdo exclusivamente sobre esse assunto aqui no nosso blog, onde nos aprofundamos ainda mais na estruturação do seu marketing e o posicionamento da sua marca no mercado.


3. Estruturação do sistema de entregas

Sabemos que nas últimas décadas houve um aumento da demanda nas compras online, uma vez que a tecnologia se torna cada vez mais presente no dia a dia da sociedade. Entretanto, não são todas as empresas que possuem um sistema de vendas através de entregas, por isso faz-se necessário uma estruturação, para que as organizações estejam preparadas para eventuais necessidades.

Após a divulgação do produto por meio do marketing digital, é fundamental estruturar as entregas para que sejam realizadas de forma rápida e eficiente. Existem diferentes formas para ocorrer a entrega de sua mercadoria. Pode ser elaborado um sistema próprio de entrega, utilizar o entregador da plataforma que você utilizou para seu anúncio (caso ela disponibilize), ou também, utilizar aplicativos exclusivos de entrega ( como o “Bee”), que podem variar de acordo com sua cidade. Caso as vendas sejam realizadas para outros municípios, pode-se utilizar os serviços do Correio ou transportadora. É importante ressaltar o cumprimento do prazo previsto com o cliente para a entrega, uma vez que atrasos geram insatisfações que implicam em uma má avaliação do seu negócio, a qual pode atrapalhar o seu sucesso de suas vendas.


4. Inovação

Atualmente, inovar é imprescindível para se manter no mercado devido a sua volatilidade e aumento da concorrência. Torna-se cada vez mais evidente essa necessidade de trazer diferentes formas de agregar ainda mais valor aos clientes buscando se destacar.

É em tempos de crise como o atual, que se abre um espaço ainda maior para a inovação, visto que muitas empresas se veem obrigadas a fazer diferente para conseguir gerar valor ao cliente, deixando de lado a visão de inovação como algo arriscado e começando a enxergar como algo necessário para a sobrevivência do negócio.

Porém, muitas empresas, principalmente pequenos negócios, se veem com dificuldade em inovação, seja por falta de ideias ou de recursos para colocar boas ideias em prática.

Em meio a essa pandemia não está sendo diferente de outra crise, muitos empreendimentos se veem obrigados a se reinventar, visto que seus modelos de negócio não estão conseguindo entregar valor para seus clientes nessas circunstâncias. Portanto, resolvemos estimular e instruir a criação de novas formas de entrega de valor para o mercado.

Em primeiro lugar, há algo que desestimula a inovação e é muito visto dentro do mundo dos negócios: ideias sendo jogadas fora. Muitas ideias são cortadas sem nenhuma margem para teste ou aperfeiçoamento, apenas por serem diferentes do modelo de negócio atual da empresa, o que tira o potencial de desenvolvimento de novas formas de entrega de valor ao cliente.

Então, quem pretende inovar deve ter em mente que será necessário errar algumas vezes antes de acertar, por isso é importante para a gestão permitir que sugestões surjam de todos os públicos com que a empresa se relaciona, isso dentro e fora da empresa. Pois isso torna a rotina e o ambiente da empresa mais favoráveis para o surgimento de novas formas de agregar valor ao cliente, visando a sua maior satisfação e o alcance dos objetivos da empresa.

Porém, mesmo tornando tudo mais favorável para o surgimento de ideias, pode ser algo difícil inovar. Como podemos facilitar a busca pela inovação?

Para isso, podemos iniciar identificando os problemas atuais dos seus clientes e começar a enxergá-los como oportunidades.

Identificando essas oportunidades, devemos procurar compreender de fato o problema para a criar a solução. Feito isso, é necessário então agrupar ideias, insights e propostas de soluções através de conversas com outras pessoas, o que está muito linkado com o ambiente da empresa, favorável e aberto para o surgimento de novas ideias e sugestões.

A partir disso, desenvolve-se então um conceito para essa solução. E agora, antes de colocar em prática de forma efetiva gastando recursos da empresa, como tempo e dinheiro, é necessário validá-lo com o seu cliente gastando o mínimo possível desses recursos.

Com isso, deve começar a fase de teste dessa inovação. Nela você entrega ao cliente uma versão teste dessa inovação dentro do seu modelo de negócios, seja ela a forma como entrega seu produto ou serviço, o canal pelo qual se comunica com seu cliente, a forma como recebe a sua receita ou até mesmo o produto ou serviço final.

Esse protótipo deve ser a forma mínima viável de entrega desse valor para o cliente, o qual busca entendimento da aceitação do público e coleta de feedbacks do mesmo, para que seja possível moldar a inovação de acordo com o que o cliente quer e necessita, construindo algo que entregue de fato valor para ele, e consequentemente tendo um retorno para a empresa.

No entanto, apesar da grande importância de cada ponto abordado, é interessante identificar quais medidas devem ser tomadas com maior urgência de acordo com a realidade do seu negócio, para que seja possível se adaptar a esse período tão delicado pelo qual estamos passando.

Esperamos que esse conteúdo tenha te auxiliado de alguma forma. Caso tenha algum amigo empreendedor, envie a ele esse conteúdo, pode ser de grande ajuda nesse momento.

Ficou com alguma dúvida ou necessita de um auxílio para colocar em prática todas essas medidas de adaptação no seu negócio? Fale com um consultor, vamos realizar isso juntos!

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