Com as recorrentes mudanças do cenário econômico, ter uma visão holística, com objetivos claros e bem definidos, tornou-se um procedimento indispensável para o desenvolvimento e sobrevivência de uma organização. Tal fato requer a utilização de um importante processo gerencial: o Planejamento Estratégico.
Planejamento Estratégico, de maneira geral, antecipa o futuro da empresa a longo prazo, constituindo-se da formulação de metas e planos de ações que levam em consideração as condições internas e externas, além da ascensão esperada. Para isso, responde-se três perguntas: “Onde estamos?”, “Para onde queremos ir?” e “Como chegar lá?”.
De forma sucinta, o planejamento segue da seguinte forma:
Inicialmente, faz-se a ANÁLISE DO CENÁRIO, a qual é dividida em “ambiente interno” e “ambiente externo”. Nessa etapa, são constatados os pontos fortes, construtivos, ameaças e oportunidades, identificando as influências dos ambientes micro e macro na empresa.
Em seguida, DEFINEM-SE OS OBJETIVOS, fase na qual é analisado o histórico da organização e assim são definidos os alvos, ou seja, pontos onde se quer chegar. Tais metas devem ser temporais e quantificáveis, além de relacionadas com os aspectos ligados a faturamento, posição no mercado, etc.
Com objetivos determinados, há a DENIFIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS, que serão os meios pelos quais os objetivos serão atingidos, sendo estes, totalmente interligados. Essas estratégias são colocadas em prática como planos de ação, que podem ser realizados através de ferramentas, como o 5W2H, por exemplo.
Por fim, com o Planejamento Estratégico concluído, consegue-se acompanhar a evolução da empresa e medir seu desenvolvimento, tornando este, um processo crucial para o sucesso de qualquer organização.
Hozzászólások