• Pulso

Porque você deve criar seu Plano de Negócios

Quando se está iniciando um novo negócio ou expandindo-o, seja ele, uma loja, restaurante, academia, empresa de tecnologia, e os mais diversos ramos do setor de serviços e produtos, ter um padrão de processos e metas bem definidos facilita muito as tomadas de decisões a curto e médio prazo dentro da organização. Para isso, é essencial você criar um Plano de negócios.




Uma maneira de iniciar um Plano de Negócios é entender o público alvo, quais são suas dores, o que ele pensa, o que ele busca no mercado hoje, assim é possível analisar se o que você oferece hoje por meio da sua empresa é assertivo para o seu público. Para analisar seu público-alvo com mais assertividade, é necessário uma ferramenta de Mapa de empatia.


A partir daí chegamos na etapa de elaboração dos direcionamentos, cada um vai ser voltado para um setor da empresa de acordo com a necessidade dela. Podemos citar o Direcionamento Operacional, onde será padronizado todos os processos dentro da empresa através de fluxogramas e organogramas, dessa forma o funcionário em momento de dúvida poderá ter um guia de ações que o auxiliará na tomada de decisão de maneira simples e clara.


Outro ponto importante é o Direcionamento de Marketing, onde serão definidos as ações para alcançar o público alvo com mais precisão, os planos de ação nessa etapa são definidos com base na buyer persona e em ferramentas utilizadas no questionário. Caso queira saber mais sobre marketing e sua importância, consulte nosso E-book sobre marketing digital. Com esses direcionamentos prontos é importante também traçar planos futuros, com a elaboração da identidade organizacional e metas de faturamento e vendas, que são obtidas através do Direcionamento Estratégico.


Ao se efetuar todas essas etapas é sempre importante manter tudo documentado para que as informações levantadas sejam de fácil acesso aos colaboradores da organização. É importante que em todas as filiais da empresa o Plano de Negócios seja o mesmo, adaptado em alguns pontos de maior relevância, mas sempre mantendo o mesmo padrão. Quer saber mais sobre montar seu Plano de negócios? Fale conosco! Vamos fazer isso juntos.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo