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A necessidade de um bom clima organizacional no seu empreendimento

O clima organizacional é como está as relações dentro da empresa, o tratamento de um colaborar com o outro, o respeito com a cultura da empresa, o comportamento no local de trabalho.


Podemos citar Ricardo Silveira Luz, autor do livro “Gestão do Clima Organizacional”, de 1995, define clima como:


“É o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa. É a atmosfera psicológica que envolve, num dado momento, a relação entre a empresa e seus funcionários”.


O que afeta o clima organizacional?


Pode se dizer que se conecta ao desempenho da organização, a qualidade de vida no trabalho, o relacionamento interpessoal, o modelo de gestão de pessoas, a identificação com a cultura, a eficácia da comunicação interna, entre outros.





Pode se dividir em 3 principais tipos de climas organizacionais:


ALTO: O colaborador se sente satisfeito e feliz com a empresa e o local de trabalho e esta bem alinhado com a cultura da empresa.

Em um clima organizacional alto, se tem funcionários empenhados e alinhados com um mesmo objetivo.

Com um bom clima pode se gerar ideias inovadoras, aumentar a produtividade, comprometimento dentro da empresa entre outros aspectos positivos.


BAIXO: Totalmente prejudicial ao funcionamento do seu empreendimento e pode proporcionar perda de talentos, rotatividade constante no quadro de funcionários, baixa motivação e queda na produtividade.


NEUTRO: Seria um clima organizacional de equilíbrio entre o ruim e o bom. Pode se dizer que não é a melhor maneira de se ter um funcionamento da empresa, pois pode apresentar vários pontos positivos e no entanto negativos também, que necessitam ser bem conduzidos.


Se faz necessário ter um clima organizacional bom para que um empreendimento tenha sucesso e seus funcionários sejam o mais dedicados possível.

Você mesmo pode perceber que quando não está em um ambiente bom, se sente incomodado e quer logo se retirar, isso ocorre dentro de uma empresa, o que pode prejudicar o estimulo do trabalhador.

Se preocupando com o local e criando um espaço agradável o colaborador se sente confortável para inovar e crescer profissionalmente e assim aumentando a produtividade do seu negócio.

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