Branding é o gerenciamento da marca de uma empresa e o seu posicionamento perante o mercado. São desenvolvidas várias estratégias de gerenciamento desde o planejamento, estruturação e divulgação. A marca é definida como uma representação que pode ser através de um símbolo, imagem, palavra, som, que seja perceptível para distinguir os
produtos e serviços entre si. Um exemplo prático e atual é o som da marca da Netflix. A plataforma da empresa emite um som ao entrar e isso faz com que o público faça associação à marca. O “TUM-DUM” é a marca da empresa.
O objetivo do branding é o aumento da visibilidade da marca, consolidação no mercado, identificação com seu público, na definição do propósito, toda a sua personalidade. Na construção do seu valor, missão e posicionamento que ela deseja construir e ser atribuída a ela.
Como seu público consegue ver seu diferencial com relação aos concorrentes? É isso que o branding vem construir, consolidação no mercado. Segundo Jeff Bezos, CEO da Amazon;
“Branding é o que as pessoas falam sobre você quando você não está na sala”
Todas as características, expressões, até mesmo a linguagem e comunicação com seu público, associado com a sua marca, são construídos com as técnicas de branding. Podemos citar a loja Marisa visando mulheres, Johnnie walker associada a ideia de progresso e o refrigerante Pepsi, que usa uma linguagem mais informal para se comunicar com seu público.
Quais os benefícios do branding para a sua marca?
Consolidação no mercado e com seu público alvo. Quando a marca consegue conquistar um lugar único na vida do seu cliente. O “S” de Sadia quando lembramos do presunto que queremos consumir.
Associação do consumidor de um determinado produto/serviço com a sua marca. Podemos citar como exemplo quando utilizamos as marcas Danone vs Iogurte, Gillette vs lâmina de barbear, são marcas que conseguem se destacar mais que o produto.
Reconhecimento e valor agregado. Consolidar para nosso consumidor o valor do nosso produto, o seu diferencial com relação aos concorrentes. A frase “Peça Friboi, carne confiável tem nome” demonstra o valor que é agregado à marca.
Relação de lealdade com o público: Quando uma empresa trabalha muito bem a sua gestão da marca e agrega valor a ela, resulta na lealdade do cliente em defender aquele produto. Como o caso de rivalidade entre o “melhor celular ou sistema operacional” da empresa Apple com IOS e Samsung com o Android, por parte dos seus usuários.
Como desenvolver o Branding de forma eficiente?
O gerenciamento de uma marca permite benefícios duradouros e a empresa que desenvolve as estratégias de branding consegue se adaptar ao mercado altamente transitório e de constante mudanças que vivemos atualmente. Dessa forma, listamos algumas dicas para você desenvolver o branding da sua marca.
Elabore um slogan
Elabore uma frase marcante e que capte a essência da sua marca. Tente fazer com que sempre que alguém ouvir a frase, já se lembre da sua marca.
Defina a missão, visão e valores da sua empresa
Ela vai fazer com que você consiga entender melhor o papel do seu negócio na sociedade
Crie uma logomarca
A logomarca define muito a personalidade da sua marca, pense em algo que vai mostrar a sua empresa em uma simples imagem
Defina as formas de atuação do seu marketing
Entenda onde o seu público se encontra e direcione o seu marketing para atraí-lo, você pode entender isso através da elaboração de um mapa de empatia. Não precisa atuar de todas as formas possíveis e sim com meios estratégicos para o seu tipo de negócio.
Faça uma gestão do conhecimento efetiva
Isso fará com que haja uma padronização nos processos da empresa, ou seja, mesmo que tenha muitas pessoas atuando, elas não vão fugir na ideia principal da empresa.
Como o branding é colocado em prática nas grandes empresas?
Uma marca expressiva que possui um Branding muito forte é a Coca-Cola. Desde a sua
criação em 1886, o nome da marca foi pensado para que tivesse um estilo próprio, eficaz e expressivo. E consequência disso são trinta e três anos mantendo-se no mercado. E como a marca Coca-Cola sobrevive a tanto tempo?
A Coca- Cola é um exemplo de uma empresa que usa estratégias de Branding na sua marca para se consolidar e se manter como um produto único no mercado. Gestão de uma marca é um processo complexo que não traz resultados imediatos, porém produz benefícios duradouros.
A empresa utiliza uma estratégia de posicionamento competitiva para estar sempre à frente de seus concorrentes em termos de operações, controle de custos, portfólio de marcas, marketing e relacionamento com os clientes. A grande “sacada” da empresa foi sempre associar sua marca à felicidade, positividade e bons momentos entre familiares e amigos com os seus produtos, e é assim que foram capazes de criarem uma consciência de marca entre os consumidores.
Mas o que todas as empresas devem aprender com a Coca-Cola sobre estratégias de marketing?
A chave para a publicidade bem sucedida é anunciar uma emoção, um sentimento ou um estado de espírito, em vez de apenas um produto. Claro, você deve mencionar seu produto, mas o importante é fazer com que as pessoas se identifiquem com a empresa e lembrem-se dela em um momento de decisão de compra.
Visto toda a importância e consequências do Branding de sua marca, não há dúvidas de que devemos nos atentar a este posicionamento de marketing. É preciso muita pesquisa e muito planejamento para desenvolver uma estratégia de branding. Por isso, o recomendado é buscar uma consultoria de marketing que domine esse assunto e seja reconhecida na área, já que ela poderá ajudar você a definir ações mais precisas para o seu negócio e direcionadas ao seu público alvo em específico. Se atentar com esse processo é realmente necessário e é um investimento que trará retorno a médio e longo prazo, mas para isso, seu posicionamento deve manter-se constante.
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