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Como me colocar no lugar do meu cliente?

Lidar com clientes é fácil. Pensar como eles já é outra história. Afinal, você sempre quer entender o que o cliente pensa do seu produto ou serviço. Não é uma tarefa simples, mas para sua sorte, existe uma ferramenta que faz com que esse objetivo seja alcançado de forma simples e prática.


Nesse post, vamos mostrar o Mapa de Empatia, uma ferramenta que ajuda a entender melhor todos os sentimentos do seu possível cliente com relação ao produto ou serviço de sua empresa.


Vamos te mostrar o que significa cada pergunta referente a ferramenta, que são:


  • O que a persona precisa fazer diferente?

  • O que a persona vê?

  • O que a persona diz?

  • O que a persona faz?

  • O que a persona ouve?

  • O que a persona pensa e sente?


Já deixo avisado que o texto envolve apenas a utilização da ferramenta, caso queira entender mais sobre como melhorar o marketing da sua empresa, recomendo o nosso E-book: Melhore suas vendas com marketing digital.


Então, mãos à obra!


Fazendo o Mapa de Empatia da sua empresa



Para fazer o seu Mapa de Empatia, você precisa conhecer bem os comportamentos, percepções, hábitos, etc.


Na Pulso nós realizamos o serviço de Plano de Marketing, que pode auxiliar a conhecer de forma ainda mais assertiva esses pontos sobre seus clientes.



Para começar a elaborar o seu Mapa de Empatia você pode baixar de forma gratuita o nosso, ele vai te ajudar a deixar seu mapa mais visual.


Agora vamos iniciar o nosso passo a passo:

1- O que pensa e sente?

Pense em quais são as dores e a necessidade que o seu público tem que o leva para o seu produto ou serviço.

  • Quais são as suas dúvidas?

  • Quais são os seus desejos?

  • Quais são seus sonhos?

2- O que vê?

Momento de entender o que a pessoa costuma ver em seu cotidiano.

  • O que tem assistido?

  • O que vê as pessoas falando e fazendo?

  • Quais redes sociais têm acessado?

  • O que vê no mercado?

3- O que ouve?

Ponto para entender o que a pessoa tem escutado dos amigos, parentes, colegas de trabalho, das mídias sociais.

  • Quais pessoas influenciam a persona?

  • Quais são as marcas favoritas?

  • O que ouve outras pessoas dizerem?

4- O que fala e faz?

Fase para entender melhor o comportamento da persona.

  • Sobre o que a persona costuma falar?

  • Como a persona age?

  • Quais os hobbies da persona?

5- Quais são as dores?

Nessa fase você precisa colocar as dores que a sua persona tem.

  • Como é a gestão de tempo da persona?

  • Quais são as frustrações?

  • Quais obstáculos precisa ultrapassar para conseguir o que deseja?

6- Quais são as necessidades?

No último campo, você vai colocar quais são as possíveis necessidades do seu cliente.

  • O que acabaria com o seus problemas?

  • Quais decisões precisa tomar?


Com todas essas informações você vai conseguir criar personagens fictícios que têm hábitos e comportamentos próximos aos de seus clientes, o que vai facilitar a conexão entre a sua marca e seu público.

Pesquise, estude e teste

Sempre que puder pesquise mais sobre a persona e como trabalhar o marketing da sua empresa em volta dela.


Não se esqueça de sempre fazer teste, só assim você conseguirá resultados satisfatórios.


Com as dicas sobre o Mapa de Empatia você vai conseguir compreender mais sobre como se conectar com o seu público.


Caso queira ajuda para entender melhor seu público alvo e trabalhar de forma estratégica o marketing em cima dele, entre em contato conosco no Fale com um Consultor.


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