• Pulso

Como a Gestão de Caixa pode impulsionar o seu negócio.

Há uma máxima no mundo empresarial conhecida por “Cash is King” e significa que o bom uso do capital é extremamente importante para a gestão de qualquer organização.


Segundo os dados apresentados pela “Intelligence Analitycs Falconi”, cerca de 75% do capital de uma empresa encontra-se em projeções futuras de fluxos de caixa. Dessa forma, se uma empresa possui uma escassez de capital, mesmo possuindo grandes ideias, estratégias e um bom time, esta empresa não irá gerar valor, pois ela não conseguirá financiar suas operações fundamentais para o funcionamento da mesma. A partir daí, conclui-se que uma das principais causas para a falência de uma empresa está vinculada a problemas de liquidez. Dito isso, quais são os benefícios de uma boa gestão de caixa? 1 - Redução de custos

É possível entender seus custos, priorizá-los e tentar lidar com eles da melhor forma nesse momento crítico, como, por exemplo, buscar alongamentos dos prazos, investir no relacionamento e parcerias a longo prazo e, consequentemente, buscar a melhor saída para ambas as partes, e para ter esse controle a Pulso disponibiliza uma planilha de fluxo de caixa gratuita.

2 - Flexibilização

Através desta análise, será possível flexibilizar turnos de trabalho e eliminar horas extras desnecessárias, adotar férias temporárias, considerar o fechamento de determinados setores ou operações, conversar com seus principais fornecedores e negociar melhores condições, como descontos temporários. Por fim, pode-se suspender contratos com baixo impacto na operação e adotar a política de tolerância zero a dívidas e gastos.

3 - Estabelecimento de um colchão de segurança

Isso vai fazer com que a empresa possa se manter estável financeiramente por um tempo mais seguro, afinal, ela terá uma reserva para situações adversas. Quer ter esses benefícios nas suas empresas? Entre em contato com um dos nossos consultores.


0 comentário